quarta-feira, 18 de novembro de 2015








Literacia Financeira
Na disciplina estamos a dar planeamento e gestão do orçamento.
Estamos a fazer um trabalho onde podemos ver as despesas e os rendimentos que temos em casa. Também estamos a compreender a diferença entre o necessário e os desejos supérfluos. E por fim estamos a avaliar os riscos e a incerteza no plano financeiro na elaboração de um Orçamento.
Estamos a pesquisar sobre o tema para fazer o trabalho, e enquanto o fazemos estamos a aprender muitas coisas como:
- O desemprego em Portugal é cada vez maior;
- As necessidades são o que precisamos como comida, roupa…
 -Os desejos são o que queremos mas não precisamos obrigatoriamente como gelados, doces…
- As despesas é o que nós gastamos e os rendimentos é o que ganhamos. Se os rendimentos não derem para pagar os impostos, temos que começar a gastar menos dinheiro. Por exemplo começar a ir menos vezes ao café para comprar coisas desnecessárias.
                Por último estamos a apresentar os trabalhos de grupo uns aos outros e avaliar os trabalhos de outros grupos.





ABC Digit@l 

Na disciplina de ABC Digit@l (apoio ao estudo)  estamos a construir um blogue de turma, vamos criar uma conta no Skype. Vamos fazer leituras digitais/Escrita (leitura de uma obra em formato digital), oficina de escrita (Rescrever a história com alterações em todos os capítulos e um final diferente).Construção de um livro digital de turma (Calámeo),preparação e contacto com o amigo/amigos da turma. Leituras digitais (leitura de revistas e jornais digital), a ferramenta: Moviemaker. Criação de uma Banda desenhada no Pixton. Preparação e contacto com o amigo/amigos da turma. Atualização do blogue. E ainda um encontro com um escritor. 



  

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Rota do Barroco

No dia 26 de Outubro de 2015, visitamos duas igrejas:a Igreja do Espírito Santo e a Igreja de Ecce Homo.
    Os estilos que vimos são originais do século XVIII, as suas características são várias e distintivas, elas são: curvas e contracurvas, conchas, figuras humanas, urnas, corpo central, flores, cimalha, janelão, frontão, armas do filho de D.João V, coroa real, cúpula bolbosa e esguia.
    No interior tem talha dourada, azulejo (português), estátuas e pinturas.

Esta visita foi muito interessante, porque aprendemos coisas novas e tivemos a oportunidade de contactar com o barroco na nossa localidade.
Igreja do Ecce Homo, Padornelo
Igreja do Espírito Santo, Vila de Paredes de Coura